Lente de Contato Dental

O que são as lentes de contato dental e qual sua função?

 

O cuidado com a saúde dos dentes e a preocupação em ter um belo sorriso faz parte do dia a dia de todos. E com os avanços da odontologia, que têm facilitado muito o trabalho dos dentistas, os tratamentos odontológicos estão cada vez mais diversificados.

Mas afinal, o que são as lentes de contato dental e qual a sua função?

As lentes de contato dental são uma espécie de laminados de cerâmica ultrafinos, com aproximadamente 0,3 mm de espessura, e são cimentadas na superfície dos dentes a fim de evitar os desgastes dos mesmos.

Esteticamente falando, as lentes de contato são usadas para dar um novo formato aos dentes e deixar o sorriso mais bonito, além de serem resistentes às manchas. Mas sua função vai além da estética dentária. Esse método ajuda a restabelecer as funcionalidades dos dentes, restaurando-os e corrigindo defeitos em sua coloração. As lentes também são usadas para solucionar problemas como diastemas (separação entre os dentes), sorriso invertido e dentes curtos.

Cada paciente deve ser avaliado individualmente, pois esse procedimento só deve ser feito se for indicado por um dentista após a realização de um exame clínico. Alguns dos casos em que não se deve adotar esse método são: dentes que apresentam fraturas ou trincas; cáries; bruxismo que não é tratado; dentes com canal e com manchas acentuadas.

//]]>