Odontogeriatria

Saiba mais sobre os cuidados com a saúde bucal dos idosos.

Odontogeriatria é a parte da Odontologia cujo foco é a saúde bucal dos idosos. Esta especialização faz sentido, se se pensa nas necessidades específicas desta faixa etária, que podem ser muito diferentes das de um adulto. Aliás, o ideal é que estas necessidades sejam vistas como parte de outras decorrentes do processo natural envelhecimento biológico. Ainda mais num país cuja população está vivendo por mais tempo.

Vários tipos de fenômenos que acometem a terceira idade: os problemas no organismo, que podem desde levar à negligência da higiene bucal (deficiências da habilidade motora, questões de mobilidade, problemas de memória, que podem fazer esquecer destes cuidados), até a tomar remédios que têm efeitos colaterais no aparelho bucal. E some-se a isso o fato de que, por pertencerem a outras gerações, estas pessoas enfrentaram realidades como ser mais fácil e comum substituir seus dentes naturais por próteses.

A Odontogeriatria engloba especialidades como Esmaltologia, Periodontia, Prótese e Reabilitação, Pacientes Especiais, Estética, entre outras.

Principais distúrbios do aparelho bucal dos idosos:

• Gengivite e periodontite (inflamação nos ossos que sustentam as arcadas dentárias) por falta de cuidado com a higiene bucal;
  • Perda dos dentes, o que traz como consequências: empobrecimento de dieta, dificuldades na fala, diminuição da autoestima;
  • Problemas relacionados a falta de higiene ou de manutenção das próteses;
  • Cáries, cujo aparecimento pode se dar tanto em decorrência da ausência de cuidados quanto de causas naturais, como a baixa produção de saliva ou pela exposição da raiz por conta do “aumento” do dente, retração da gengiva ou interrupção da produção de cemento, que protege a raiz;
  • Dentes que foram mudando de posição e forma ao longo do tempo, para suprir a ausência de outros. Ao mudar de posição, o que é chamado de extrusão dentária, o dente vai expondo sua raiz;
  • Xerostomia: é a falta de saliva, popular boca seca. Pode ser causada por certos tratamentos medicamentosos, mas também pode fazer parte de outras doenças ou do processo natural de envelhecimento, porque as glândulas salivares vão se atrofiando. Como a saliva também contribui para a higiene bucal e para a formação do bolo alimentar, sua falta é um fator a mais para o aparecimento de cáries e da restrição alimentar de muitas pessoas;
  • Deixar de sentir gostos mais salgados ou doces e / ou sentir mais o amargor nos alimentos, porque as respectivas papilas gustativas atrofiam ou aumentam.
//]]>