Ortodontia

Corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares

 

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

O Tratamento ortodôntico melhora a saúde em geral e a saúde oral. Melhora a aparência de uma pessoa através de um sorriso bonito. O rosto fica favorecido e em harmonia com os dentes e os maxilares. Melhora a função fonética e a articulação das palavras. Corrige a função mastigatória.

Problemas de saúde causados por dentes e maxilares desalinhados.

Dores na região da cabeça, dores no pescoço, nos ombros e nas costas. Zumbido no ouvido, ruídos e estalido na articulação. Dificuldade em abrir a boca. Ranger de dentes e ansiedade. Em casos graves a ansiedade pode levar a distúrbios da personalidade. Possibilidade de doença periodontal devido à dificuldade de higienizar e de manter os dentes limpos.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

-Sobremordida: algumas vezes chamada de "dentes salientes" — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

-Mordida cruzada anterior:  uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

-Mordida cruzada: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

-Mordida aberta: espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

-Desvio de linha mediana: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

-Diastema: falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

-Apinhamento: ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Aparelhos fixos podem ser:

Aparelho fixo é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados,que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

Aparelho fixo especial utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso.

Mantenedor de espaço fixo  se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.

Benefícios de um tratamento de ortodontia.

Os dentes e as gengivas ficam saudáveis. Dentes alinhados permitem uma melhor mastigação e digestão. Permitem uma correta higienização evitando as doenças das gengivas. Uma mordida correta reduz o stress e as dores de cabeça. A pessoa adquire confiança e melhora as suas relações profissionais e pessoais. O sorriso, a imagem e as características faciais ficam beneficiados. A fonética e a facilidade de falar em público aumentam.

//]]>