Tratamento de Periodontia

Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes .

A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes) começa a inflamar a gengiva.

Na forma mais branda da doença, a gengivite , a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral doméstica.

Se você valoriza sua saúde bucal assim como sua saúde geral, qualquer hora é uma boa hora para nos visitar para uma avaliação específica de periodontia. Na maioria das vezes a doença periodontal somente pode ser diagnosticada através de uma avaliação profissional precisa. Uma avaliação periodontal pode ser especialmente importante se você apresentar alguma destas características:

Sinais e sintomas da doença periodontal:

• Gengivas que sangram facilmente, durante a escovação ou uso do fio dental
  • Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas
  • Gengivas que se afastam dos dentes
  • Mal hálito persistente
  • Presença de secreção purulenta entre os dentes e as gengivas
  • mudança de posição ou mobilidade dentária
  • alteração na forma com que seus dentes se encaixam entre si quando você morde.
  • Possui um membro da família que tem doença peridontal. Pesquisas têm demonstrado que bactérias que causam doença periodontal podem ser transmitidas através da saliva, o que expõe crianças e conjugues ao risco de contrair doença periodontal. Além disso, a hereditariedade genética também é um fator de risco para doença periodontal.
  • Possui problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes, ou osteoporose. Pesquisas em andamento tem demonstrado que a doença periodontal pode ter ligação com as condições citadas acima. Bactérias associadas à doença periodontal e componentes inflamatórios podem, através da corrente sangüínea, ser uma ameaça a outras partes do organismo. Gengivas doentes, organismo doente.
  • Se seus dentes aparentam estar mais curtos ou o seu sorriso mostra muito a sua gengiva.
  • Se seus dentes aparentam estar mais longos ou com maior sensibilidade ao frio ou ao calor.
  • Presença de manchas ou depósitos de tártaro na superfície de seus dentes, principalmente próximo a gengiva.
  • Se você fuma mais de 10 cigarros por dia.

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso.

A Doença Periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

Não há dúvidas de que os dentes com acúmulo de tártaro possuem uma aparência desagradável. Com a periodontia, o paciente terá um sorriso bonito e saudável com aparência de boa higiene.

//]]>