Nós todos gostamos de pensar que sabemos como cuidar dos dentes das nossas crianças, mas há números chocantes que mostram que um terço das crianças começam na escola com cárie dentária visível, mostrando que pode não ser tão experiente como nós pensamos.
A cárie dentária é agora a maior causa de internações hospitalares para crianças em idade escolar primária. A saúde bucal é melhor do que era há 30 anos, mas as melhorias tem se abrandado nos últimos anos. E alguns problemas, como a erosão dentária, estão em ascensão. Dentistas concordam que todos nós precisamos nos manter informados sobre os dentes das nossas crianças.
Então, aqui estão os 7 maiores mitos ...
Parece saudável, mas é tão ruim para os dentes como refrigerantes por causa de duas coisas: açúcar e ácido. Suco de laranja contém tanto açúcar como cola (cerca de 10 g por 100 ml - ou seis colheres de chá num copo de 250 ml) e suco de maçã tem ainda mais. É o açúcar que causa a cárie dentária, enquanto que o ácido no suco corrói o esmalte - em casos extremos, os dentes das crianças podem ser reduzidos a tocos.
E é um problema crescente, com metade de crianças de quatro a dezoito sinais que mostram, de acordo com a British Dental Association.
As únicas bebidas que dentistas recomendam são água e leite. Se eles querem polpa ou suco, é melhor para diluir-lo o quanto você puder, e que o suco acompanhe uma refeição. A pior coisa é uma criança vagando ao redor da casa com um copo de canudinho ou copo de suco, tomando alguns goles a cada hora.
Toda uma geração de pais cresceu pensando que frutas secas são sempre uma alternativa mais saudável do que os doces e chocolate - mas isso não é verdade. Dentistas não recomendam frutas secas, porque são cheias de açúcar e tão pegajosos que efetivamente queimam através do esmalte e apodrecendo-los.
O melhor tratamento é algo que lava rapidamente - é por isso que o chocolate é melhor do que frutas secas.
Isto parece ter uma certa lógica, pois os dentes de leite vão cair de qualquer maneira. Mas é desastrosamente errado.
Se têm cáries nos dentes do bebê, estes estão mais em risco porque os problemas estão presentes, e também será mais difícil para eles para limpar os dentes. Extrações também podem ser traumáticas, o que pode significar que eles são mais relutantes em visitar o dentista no futuro.
Um especialista dental eminente recentemente deu um passo adiante: aconselhou os pais a escovar os dentes das crianças - ou, pelo menos, supervisioná-los- até que todos os dentes adultos permanentes sejam estabelecidos, a cerca de 11 ou 12 anos, para minimizar a chance de decadência.
Comer uma fruta inteira é muito melhor do que beber suco de frutas, porque, embora a fruta tenha açúcar, também tem fibra. A fruta é um componente importante para o dia do seu filho, mas os pais são muitas vezes culpados de exageros.
Atenha-se uma ou duas peças por dia e opte por frutas de baixo açúcar, tais como morangos, framboesas, mirtilos, kiwis, pêssegos e pêras, em vez do que os ricos em açúcar, como uvas e abacaxi. O ideal é comê-las com uma refeição.
Isso pode ser verdade nutricionalmente, mas cuidado constante é espetacularmente ruim para os dentes, mesmo se nós estamos dando alimentos saudáveis, como frutas, barras de cereais, iogurtes e cereais matinais. Isso porque não é apenas sobre quanto açúcar você dá, mas a frequência com que os dentes estão sob ataque.
Mas isso não significa que você nunca deve dar esses lanches! Nós todos vivemos no mundo real e as crianças vão querer lanches. Nossos dentes irão suportar três refeições e dois lanches por dia, enquanto os bons dias superam o mau, é bom.
A primeira visita deve ser logo quando os dentes começarem a chegar, a cerca de cinco a seis meses. Você vai receber mensagens sobre a boa saúde bucal e você também vai normalizar o hábito de ir ao dentista, o que é importante.